gordice 19 dez, 2017

melhor poke de SP

E se você não sabe bem o que é poke, senta aí que eu vou te falar. O prato é tipicamente havaiano, ou seja, ideal para  verão e altas temperaturas praianas. É basicamente um tigela com cubos de peixe crú, arroz ou folhas, molho (em geral à base de shoyu) e acompanhamentos como frutas, algas e castanhas, tudo isso editado de diferentes formas de acordo com o seu paladar. Acho menos temperado que um ceviche e mais pesadinho que um sushi/sashimi. Pesadinho no bom sentido, pois eu quando como sushi no almoço passo a tarde com fome, se eu vou de poke isso já não acontece.

O poke – palavra havaiana que significa cortar, fatiar – nasceu como prato caseiro feito à base de atum-albacora-havaiano (também conhecido como atum ahi), peixe bem comum nessa região. Segundo a historiadora inglesa Rachel Laudan, que é especializada em gastronomia (e escreveu The Food of Paradise: Exploring Hawaii´s Culinary Heritage, um livro só sobre a culinária havaiana) os pratos mais comuns do Havaí são o resultado de uma mistura de tradições de diversos lugares, entre eles a Ásia, mais especificamente o Japão, por isso o uso de peixe cru, shoyu e arroz, por exemplo.

Meu poke preferido em Sampa é o Hi Pokee. O ambiente é fofo, atendimento ótimo e os ingredientes muito frescos. O único ponto negativo seria o tamanho do restaurante que não comporta a enorme quantidade de pessoas interessadas no prato, ou seja, se prepare para a fila de esperar kilométrica se você resolver ir la na hora do almoço por exemplo. Mas tenho 2 boas notícias. 1. O Hi Pokee faz entrega, você pode pedir pelo uber eats e receber em casa, vale conferir a região de cobertura da entrega, né? E se você resolver ir lá pessoalmente, encarar a fila e conhecer o espaço, a 2 segunda boa notícia é: tem amendoim liberado na espera. Eu não sou muito fã de amendoim, assumo, mas tenho várias amigas que adoram.

Se você ficou curioso pra conhecer meu poke preferido em SP clica aqui e vai até o site oficial do Hi Pokee.

 

 

Veja também esses relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress